DENISE BARRETO

              Denise Barretto formou-se em 1985 pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Mackenzie, com pós graduação em Paisagismo pela FAU-USP.

              O atelier que leva seu nome elabora projetos em diversos segmentos, dentro de uma linha contemporânea. Originalidade é o compromisso que orienta todos os projetos e se faz notar na composição entre o design, a funcionalidade, os materiais e suas texturas e, é claro, a estética. Tudo reunido no grande diferencial: a integração entre o espaço interno e paisagismo.

              Denise Barretto cria e acompanha pessoalmente propostas personalizadas de interiores para residências, escritórios, lojas, restaurantes e hotelaria, demarcando o conceito de exclusividade atelier boutique.

              As lojas Chocolat du Jour, Baked Potato, Costume, Brasif Shopping, Brooksfield Donna e Avon são exemplos de redes que têm a sua assinatura.

              Responsável por várias propostas de imagem arquitetônica da loja H.Stern Mundial, desenvolveu projetos nas principais cidades do Brasil, assim como em Israel, México, Panamá, Argentina, Peru, Estados Unidos, Espanha, Alemanha, Portugal, República Tcheca, Suíça, França, Itália, Inglaterra, Rússia, Estados Unidos, Qatar, Kuwait, Emirados Árabes e Kazaquistão.

Participa de inúmeras mostras anualmente como Casa Cor, desde 2000, Artefacto e B&C, Equipotel, Casa Hotel WTC e Brastemp Gourmet.

              Atua fortemente no mercado corporativo no desenvolvimento de escritórios como hotelaria. Escritórios Brasif, Nacional de Grafite, Humberto Ávila Advogados Associados entre outros e trabalhos para as bandeiras Blue Tree, Parthenon, Radisson, e Sheraton.

De 1986 a 1997 atuou em sociedade com Carlos Bratke em inúmeros projetos de arquitetura, interiores e paisagismo.

O PROJETO

              O Colégio Bandeirantes visando reformas estruturais em seu conceito de ensino, nos contratou para a reforma “espacial” necessária para a implantação destas novas premissas de seus conteúdos. 
              A Integração espacial e a flexibilização dos espaços para laboratórios STEAM, que são a mais atual proposta de ensino e que tem seu foco no aprendizado e desenvolvimento de atividades que mesclam experiencias conjuntas com Matemática, Arte, Engenharia, Tecnologia e Ciências voltados para o Ensino Médio, foi o desafio desta primeira fase de reformas e retrofits do colégio. Em uma área de 500m2, divisórias moveis possibilitam a subdivisão do espaço em 4 salas e um auditório. Ou ainda abrir a integração destes espaços em várias configurações, entre duas ou mais salas de dimensões variadas para compartilhar experiências, equipamentos, etc... as divisórias, além de extremamente acústicas também oferecem revestimento em lousa branca que permite aos professores e alunos lançar anotações e ou projeções nelas. 
              O andar deixou de ter paredes em alvenaria, que foram totalmente demolidas e agora o lado externo das salas é definido por divisórias de vidro duplo e persianas, deixando todas as atividades transparentes a visualização dos outros alunos do colégio. Um Painel Verde de plantas tropicais naturais recepciona os alunos na chegada aos laboratórios. 
              O conceito da Integração se estende ao Auditório que pode ser ampliado formando um espaço de espetáculos para dança e teatro, com uma plateia que se acomoda em uma arquibancada revestida em carpete totalmente azul. 
              A solução moderna adota cores fortes que dão nome aos espaços, Sala Azul, Verde, Laranja e Vermelha, cada cor provoca uma atmosfera diferente no espaço, podendo ser parte integrante da experiencia. 
              O desenho de piso tem inspiração em ondas da comunicação, nas cores branco, prata e rato. 
          O mobiliário com mesas em Teka maciça prensada e bancos Esqueleto da A Lot of estão em grande sintonia com o conceito, propondo Design, materiais naturais, recicláveis e a sustentabilidade em função destas especificações.